O que acontece com a habitacao quando ha uma recessao?

Sign in or sign up to leave a comment

O que acontece com a habitação quando há uma recessão?   Desde o estouro da bolha imobiliária de 2008, a palavra recessão atinge uma corda emocional mais forte do que nunca. E embora haja algum debate sobre se estamos oficialmente em recessão agora, a boa notícia é que os especialistas dizem que uma recessão hoje provavelmente seria leve e a economia se recuperaria rapidamente.

Como diz o CEO Outlook 2022 da KPMG:   “Os CEOs globais veem uma recessão ‘leve e curta’, mas otimistas sobre a economia global no horizonte de 3 anos. . .    

Mais de 8 em cada 10 antecipam uma recessão nos próximos 12 meses, com mais da metade esperando que seja leve e curta.”  

Para aumentar esse sentimento, a habitação é normalmente um dos primeiros setores a se recuperar durante uma desaceleração. Como explica Ali Wolf, economista-chefe da Zonda:  

“A habitação é tradicionalmente um dos primeiros setores a desacelerar à medida que a economia muda, mas também é um dos primeiros a se recuperar.”  

Parte dessa recuperação está ligada ao que historicamente aconteceu com as taxas de hipoteca durante as recessões. Aqui está uma retrospectiva das taxas durante desacelerações econômicas anteriores para ajudar a deixar sua mente à vontade.   

As taxas de hipoteca normalmente caem durante as recessões.

Os dados históricos ajudam a pintar a imagem de como uma recessão pode afetar o custo de financiamento de uma casa. Olhando para as recessões neste país desde 1980, o gráfico abaixo mostra cada vez que a economia desacelerou as taxas de hipoteca diminuíram.

width=781 

O que acontece com a habitação quando há uma recessão? A Fortune explica que as taxas de hipoteca geralmente caem durante uma desaceleração econômica:  

“Nas últimas cinco recessões, as taxas de hipoteca caíram em média 1,8 pontos percentuais do pico observado durante a recessão para o vale. E, em muitos casos, eles continuaram a cair após o fato, pois leva algum tempo para mudar as coisas, mesmo quando a recessão tecnicamente acabou.”  

Embora a história nem sempre se repita, podemos aprender e encontrar conforto nas tendências do que aconteceu no passado. Se você está pensando em comprar ou vender uma casa, pode tomar a melhor decisão trabalhando com um profissional imobiliário de confiança. Dessa forma, você tem conselhos de especialistas sobre o que uma recessão pode significar para o mercado imobiliário.  

Resultado final:  

A história mostra que você não precisa temer a palavra recessão quando se trata do mercado imobiliário. Se você tiver dúvidas sobre o que está acontecendo hoje, vamos nos conectar para que você tenha conselhos de especialistas e insights em que possa confiar.  

Sign in or sign up to leave a comment
Sign Up
To post a comment on this blog post, you must be an HAR Account subscriber, or a member of HAR. If you are an HAR Account subscriber or a member of HAR, please click here to sign in. If you would like to create an HAR Account account, please click here.
Disclaimer: The views and opinions expressed in this blog are those of the author and do not necessarily reflect the official policy or position of the HRIS.

Join My Blog

Mudando para o Texas? Pensando em comprar, vender ou investir no mercado imobiliário?
Subscribe